Pular para o conteúdo principal

5G - Afinal, que diabos é isso?



por Rodrigo Toledo 


Resumão: 5G é a quinta geração da tecnologia de telecomunicações. É um jeito melhor e mais barato de fazer ligações e usar a internet pelo celular. 


Pra começar
Quem nunca se perguntou "Mas que raios é 5G?". Calma, pequeno gafanhoto! Esse artigo vai te ajudar a compreender para que serve essa nova tecnologia e que diferença isso irá fazer na sua vida. Vamos lá?!

Esse 'G' nada tem que ver com gigaheartz nem coisa-alguma-de-heartz. É 'G' de geração. Significa que é a quinta geração de tecnologia de comunicação móvel e troca de dados. E antes que a sua ansiedade comece a perguntar "O que é velocidade de latência? Vou ter que comprar outro celular? Outro computador? O que é gigabits? Quem matou Odete Roitman?" já vou logo avisando que esse artigo vai te contar resumidamente o que de fato você precisa saber, sem enrolação, nem tecnicismos, sem palavras estrambólicas. 

O 1G possibilitou realizar ligações entre aparelhos telefônicos celulares de primeira geração. A partir do 2G já era possível, além das ligações, enviar SMS e correio de voz. O 3G permitiu aos celulares navegar na internet, compartilhar imagens, e localização via GPS em tempo real. 

O 4G trouxe mais velocidade a conexão da internet no celular, permitindo inclusive fazer video-chamadas, jogar online, e acessar serviços de streaming (Netflix, por exemplo). 

Bem, finalmente chegamos ao 5G. 


Mas, afinal... pra quê diabos serve esse tal de 5G?
Respondendo rapidamente - há uma quantidade gigantesca de aparelhos conectados a internet. Já passamos daquela fase de somente o computador conectado. Atualmente há computadores, celulares, video-games, câmeras de segurança, e até outros aparelhos como cafeteiras e geladeiras. Existe a necessidade de uma conexão mais rápida, mais fluída, mais acessível. Para se ter uma ideia, na tecnologia 5G a velocidade para baixar um arquivo (download) é 20 vezes mais rápida. 

A nova tecnologia permite que uma quantidade maior de aparelhos estejam conectados ao mesmo tempo, além de acesso a vídeos com mais qualidade e velocidade, e melhor nitidez nas ligações pelo CHIP. 

Mas, Rodrigo, e a tal velocidade de latência que tá todo mundo falando? Ok, já que todo mundo está falando disso, vou dar uma explicação rápida. Quando você manda carregar uma página da internet, esse comando é enviado através da rede - passando pelas antenas e satélites -  até chegar no servidor, onde o computador server avalia se deve ou não obedecer o comando que você enviou, e assim que identifica ser possível obedecer envia um comando de volta ao seu aparelho dando permissão para acessar a página juntamente com todos os dados necessários para que a página carregue (cores, tabelas, links, fotos, vídeos, áudios, etc). Ufa, que trampo né rsrs... O tempo de espera entre o comando de seu celular e a resposta que ele recebe do server é chamado de tempo de latência. 

Na tecnologia 5G, esse tempo de espera (latência) ficará muito menor, com uma resposta muito mais rápida, possibilitando uma conexão muito mais fluída. Isso é particularmente importante para departamentos de polícia que investigam crimes cibernéticos, médicos que operam robôs cirúrgicos a distância, gamers que jogam online, controle de drones, carros autônomos, tecnologias de realidade aumentada, etc.

Também beneficia você que mora onde o Judas perdeu as botas e a dignidade, e que vive reclamando que nunca tem sinal nessa joça de operadora, pois essa quinta geração terá um alcance maior de sinal, além de melhor qualidade nas ligações.


Mas e quanto a aglomeração de pessoas?
Todo mundo sabe que quando há muita gente conectada em um espaço restrito, o sinal fica ruim porque uma única antena de distribuição de sinal precisa dar conta de toda essa quantidade de dispositivos conectados. O 5G vai dar um jeito nisso - sua capacidade de transmissão de dados é incrível, acabando com o problema de quedas de sinal ou intermitências quando você estiver num show, num estádio de futebol, ou no busão. 
  

"Ainn Rodrígôuunn.. tudo íssôum vai ficar mais cárôuunn.."
Nop! Pelo contrário, pequeno gafanhoto! O custo para transmitir um gigabit por segundo é menor que do 4G, ou seja, vai ficar mais barato transmitir dados pelo 5G. Gigabits são um conjunto de bits (dados) transmitidos de um dispositivo para o outro. Toda vez que você envia fotos, vídeos, textos por aplicativos de conversa, você está enviando centenas de gigabits por segundo, e isso vai "gastando" a sua franquia de internet. Pelo que tudo indica, no 5G os pacotes de internet ficarão mais baratos - ou manterão o preço porém com mais vantagens. Mas isso só virá com o tempo. 


Será necessário comprar outro celular? 
Sim. O processador e o modem que estão embutidos no seu aparelho precisam ser adequados para o 5G, caso contrário você não conseguirá obter as vantagens da nova tecnologia. 


Acho que isso é tudo... ou quase. É um mini-artigo bem simplificado para explicar o 5G para quem está tendo o primeiro contato com essa expressão. 

Há braços 


***

Aproveite a promoção Vivo Fibra - contrate 100 Mega e utilize o dobro da velocidade por 12 meses. Acesse aqui e confira 

Ou me chame no Zap clicando aqui  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fibra Óptica vs Cabo Metálico - Entenda a Diferença

Se você não é um expert em internet, provavelmente não vai saber identificar qual o tipo de conexão e velocidade de internet que mais se ajusta as suas necessidades. Atualmente, existem opções de conexão, que variam entre as mais populares, como o cabo metálico (UTP par traçado sem blindagem) até as mais modernas, como a internet via fibra óptica. Confira abaixo a diferença entre a fibra óptica e cabo metálico Bem, mas se você não sabe definir qual é a melhor conexão que irá atender as suas necessidades, como é possível entender a diferença entre fibra óptica e cabo metálico? Vamos explicar tudo nesse post! Depois de conferir as características e a velocidade da internet de cada tipo de conexão, você com certeza saberá qual o tipo de internet é capaz de suprir suas necessidades. Primeiro, vamos explicar as características da internet via cabo metálico - par traçado. Se estivermos tratando de redes de dados para empresas ou estabelecimentos menores, os cabos de par trançado sem blin...